A geração Y é formada pelo grupo de pessoas nascidas entre 1982 e 2003. Como nasceram em uma época de rápido crescimento da tecnologia, são muito ligados à ela e estão sempre atrás de novas informações. Seus membros não buscam só resultados, mas sim relacionar o trabalho com o prazer.

Segundo Graziela Moreno, CEO da Academia de Estratégia, esses jovens são diferentes das gerações anteriores em quase todos os aspectos. “Os millennials buscam flexibilidade, autonomia e, principalmente, um propósito”, afirma.

Por serem tão diferentes, os membros dessa geração precisam de motivações diferentes para continuarem em um emprego. Graziela, que comanda uma empresa de consultoria estratégica voltada à educação corporativa, apontou sete dicas para que eles sejam mais motivados. Veja abaixo:

1. Visão

Os membros da geração Y buscam um propósito e querem trabalhar em um lugar que esteja conectado com isso. Para eles, um bom salário não é o suficiente para que se sintam realmente motivados. Apresentar a visão da empresa faz eles entenderem qual é o seu papel naquele emprego e qual a importância de seu trabalho.

2. Responsabilidade Social

“Os millennials têm uma conexão muito clara com a responsabilidade social de um modo geral”, diz Graziela. Para motivá-los a continuar, aa empresa deve lhe apresentar não só suas políticas a esse respeito, mas também as suas práticas. Outra ideia que ela dá é que o empregador realize uma pesquisa com esses jovens e monte projetos em que eles se envolvam.

3. Plano de desenvolvimento de carreira

Os jovens dessa geração são extremamente ansiosos e, segundo Graziela, mais preocupados com uma possível promoção. Os empregadores devem mostrar ao empregado quais os passos necessários para ele alcançar um cargo mais alto. Com um plano de desenvolvimento de carreira, ele vê a possibilidade de uma promoção e se sente mais motivado.

4. Feedback

Esses jovens gostam de ouvir algum tipo de retorno sobre o seu trabalho, seja ele positivo ou negativo. É sempre bom manter uma linha de comunicação aberta com eles. “Os membros da geração Y pedem feedback o tempo todo. Isso os ajuda a fazer uma autocrítica, passar por um processo de autoconhecimento e também analisar o seu desenvolvimento de carreira”, aponta Graziela.

5. Flexibilidade

Muito ligados à tecnologia, os millennials estão conectados a qualquer hora e em qualquer lugar. Trabalhos em horários fixos ou que exigem muito tempo do funcionário sentado em uma mesa não são atraentes para eles. Ofereça a possibilidade do empregado ter um horário mais flexível para equilibrar a vida pessoal e a profissional.

6. Desenvolvimento educacional

“Essa é a geração do conhecimento”, constata Graziela. A geração Y está sempre querendo aprender alguma coisa nova para avançar cada vez mais. A empresa deve mostrar a esse funcionário que ela o incentiva a buscar um maior desenvolvimento educacional. Uma recomendação é fazer convênios com universidades.

7. Projetos pessoais

Os millennials buscam autonomia. Oferecer a esses empregados um tempo para que possam trabalhar em um projeto de sua escolha faz com que eles se sintam mais motivados. Além disso, é uma grande oportunidade para a empresa começar algum processo de inovação, já que essa nova geração costuma chegar no trabalho cheia de ideias.

(Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios)