Há quem pense que terceirizar uma atividade é algo complexo, porém todos os empresários têm a possibilidade de contratar um serviço terceirizado. Geralmente, os que mais procuram a terceirização são aqueles que não possuem estrutura ou conhecimentos técnicos para operacionalizar uma determinada atividade ou não querem ter dor de cabeça com atividades auxiliares que demandam tempo e gastos desnecessários.
É evidente que antes de se terceirizar uma atividade, é preciso uma boa análise por parte do empresário com o objetivo de reduzir os riscos e evitar que seja configurada uma situação de emprego com os empregados terceirizados. É necessário sempre ter em mente que, se houver uma subordinação direta entre empregados e a empresa tomadora de serviços, a situação poderá ser caracterizada como ilicitude da terceirização. Dessa forma, existindo uma demanda trabalhista partindo do empregado terceirizado, a tomadora dos serviços poderá se tornar responsável pelos débitos trabalhistas que a prestadora deixar de pagar para os funcionários.
É fundamental, portanto, investigar, antes de contratar, a empresa de terceirização. Sempre é importante solicitar certidões negativas referentes a tributos e encargos, referências comercias e financeiras, ações trabalhistas em cursos, certificações de qualidade (ISO:9001, por exemplo) e planilhas de custos abertas para entender a composição de preços. Desconfie de empresas que cobram preços muito baixos. Não existe mágica. Aquela vantagem de custo no curto prazo pode virar um grande passivo trabalhista mais para frente.
Tem alguma dúvida? Fale conosco! A Cirvaiha oferece funcionários treinados para:
• Portaria
• Serviços Gerais
• Recepcionistas
• Setor de Pessoal e Jurídico
• Administrativo
• Segurança não-armada
• Treinamento e Supervisão
Fale conosco e tenha mais soluções para você economizar tempo e dinheiro no seu negócio.
Fortaleza: (85) 3046.8331
Filial Sobral: (88) 9 9644.7000
Comentários